Oh, Disney, where art thou?

agosto 23, 2009

Patcha e Cuzco aprontam muita confusão.Eu sempre adorei A Nova Onda do Imperador. E sempre que me dava vontade de assistir, eu colocava o DVD para rodar. Até perder o dito cujo, e desde então minha vida nunca mais foi completa.

Depois d’A Nova Onda, a Disney ainda lançou três outras animações tradicionais (daquelas que não são feitas em computador), nenhuma tão engraçada quanto. Este período eu vou de chamar de Disney Sci-Fi: Em Atlantis, é a história sobre a busca do continente perdido – nunca vi, mas qualquer dia eu alugo; em Lilo & Stitch, é sobre um alien que vem pra Terra e é encontrado por duas irmãs havaianas; e, finalmente, Treasure Planet, que eu gosto porque tem piratas e barcos voadores, mas nada demais.

E por um tempo foi bom. Lilo & Stitch fez um dinheiro do caralho: produção de 80 milhões, lucro de 193 milhões.

Amor fraternal e humor morno em Irmão Urso.Aí entramos no período que eu chamo de Cute N’Cuddly: onde o Sr. Eisner volta a usar animais para contar histórias mornas. Nada contra animais contando histórias, mas Brother Bear e Home On The Range estão a anos-luz de Mogli e 101 Dálmatas (não vou falar de Rei Leão por que é covardia). Contudo, ainda são filmes legais. Contudo, nada memorável, e bem abaixo do que a Disney pode oferecer.

Home On The Range foi anunciado como o último filme de animação tradicional produzido pela empresa. A estratégia não funcionou: o filme bombou. O que se seguiu foi o período em que a Disney inventou de tentar ser a Pixar: Chicken Little, Meet The Robinsons e Bolt. Credo em cruz. (Alguém se lembra de Dinossauro? Putz.)

Mas assistindo A Nova Onda do Imperador, e vendo a Disney tentando mudar o tom de clássico da fábula-com-moral para gags-com-alguma-moral-em-algum-lugar – o humor vintage do Pernalonga – me faz querer ver A Princesa e O Sapo no cinema. Só pra ver qual vai ser.

Deixe um comentário

