Meu conto de natal.

dezembro 25, 2008

Reunimo-nos na sala. Éramos muitos, mas minha família contava apenas meu pai, minha mãe e eu. Sentaram-se juntos, enquanto meu lugar era afastado, no fim do semi-círculo. Em sentido horário, cada um diria o que achava ser o verdadeiro sentido do natal. Falaram sobre o menino Jesus, outros sobre o nascimento de deus, época de mudanças, tempo de família.

Meu pai cruzou as pernas, posicionou um braço no ombro de minha mãe e uma das mãos sobre o joelho. “Alguns já falaram sobre o que ia dizer, mas, apenas complementando; o natal, para mim, é o momento em que eu penso, antes de tudo… na minha querida mãe. Ela já se foi faz muito tempo, mas o natal, todo ano, retorna a lembrança, e sempre fico muito triste pensando nela. E embora não deixe que outros percebam, mas eu sempre choro muito nesta época.”

Outros falaram. Menino Jesus, nascimento de deus, tempo de família. Meu pai mostrava os dentes, sorrindo. Eu esperava, observando,  pelo momento que ele levantaria as mãos ao rosto, discretamente enxugando as várzeas da face. Não o fez.

E para você, Caio? Qual o sentido do natal?

Respondi entrecortado: “Para mim? Bem, para mim, o natal é quando eu sei que o aniversário do meu pai está chegando. Daqui a seis dias ele faz anos. É isso… eu acho. O natal é a época em que penso no meu pai.”

Fui interrompido pelo próximo da fila. Julgou ter eu terminado. Minha tia ainda me perguntou: “Você já terminou, meu filho?” Olhei meu pai. Apertava os olhos, me observando. Sorria. “Sim, sim. Terminei.”

8 Respostas to “Meu conto de natal.”

  1. luigi Says:

    Só conheço o daqui de Fortaleza. vc tbm?

  2. Caio Marinho Says:

    A blogosfera é por demais pequena, veja você.

    ;]

  3. luigi Says:

    Minúscula, né. Que interessante ^^ Que você achou da praça portugal esse ano?

  4. Caio Marinho Says:

    No natal ou em geral? =P

    Não passei por lá o ano todo. Só de quando em vez, de soslaio, indo pra outro lugar. Mas no natal, imagino que tenha ficado muito bonita.

    Deve continuar cheia de emos e pessoas com rabos e orelhas, imagino.

  5. luigi Says:

    É, eu falava da árvore. ^^ Ali fica bonito no natal. O que você faz por aqui?

  6. Caio Marinho Says:

    Sim, sim: não é um Rockfeller Center.

    Pela cidade – o menos importante primeiro – estudo e fico em casa mais do que vagueio. O estudo é de letras portuguesas na UECE – é “universidade estadual do ceará”, galera. O vagueio é sair de casa pra comprar pão e coca-cola, ou o ocasional livro.

    Pela internet, por aqui mesmo: fico neste pequeno domínio que o WordPress caridosamente me cedeu. Faço-lhe a réplica da pergunta, meu caro.

  7. luigi Says:

    Faço letras português-francês na UFC (já estudei por 1 semestre na UECE, mas desisti). Nos intervalos, planejo compromissos importantes e não os cumpro, e rio das mulheres de maquiagem duvidável que andam por aí. How interesting, sir. Convido-lhe a me adicionar no msn: lucb@mail.com (Todos estranham o endereço, eu sei ^^)

  8. Edson Junior Says:

    happy new year, meu velho!


Deixe um comentário

