Redação.

outubro 14, 2008

– Você escreve bem, rapaz. Pretende viver disso? – O elogio pesou-me no peito.

Respondi que boa escritura não dava dinheiro. Ele riu.

– É a triste verdade. – Colocou o rascunho sobre a mesa e saiu repetindo o mantra: “triste verdade…”.

Muitos queriam viver daquilo. Eu havia começado e estava no grupo dos poucos que queriam viver de outra coisa. Tudo, menos daquilo. Não gostava de escrever, cada adjetivo posto na tela era um parto. No fim, o que havia demorado duas horas para expurgar, ia-se embora numa leitura de dois minutos. Havia desistido de colocar títulos. Recebíamos pela lauda, e eu, com meu ritmo de produção engasgado, ou me pagavam pela sílaba ou não ganharia suficiente para voltar para casa.

– Cadê o conto, rapaz? Já deveria ter entregado faz uma hora.

Respondi que já estava pronto, com ponto final e cabeçalho, só faltava retirar os solecismos. Mentira. De frente para a página toda em branco, não desviava o olhar: esperava a radiação do monitor extrair-me a vista.

– Cinco minutos!

Sem esperança, principiei a martelar o teclado, esperando que a aleatoriedade fizesse meu trabalho. Pelo meio da página, começo a prestar atenção no que se passa ao meu redor. Viro a cabeça. Estão observando meu monitor.

– Está bom, muito bom. Pode imprimir.

Um elogio rápido, mas sincero, que pesou-me no peito.

Uma resposta to “Redação.”


  1. Sei como é isso. As vezes com tempo não se produz nada. Por outras, contra o tempo se produz muito. E claro, o autor sempre diz a si mesmo que poderia ter feito melhor, se tivesse mais tempo.

    Fora isso, elogios sinceros, que são fáceis de se notar, são sempre bem vindos. O outro lado da faca é que, dali em diante, não aceitarão menos.

    boa sorte


Deixe um comentário

