Literatura de mulher.

setembro 30, 2008

Ah, o abandono do blogueiro irresponsável: não é mais a tela em branco que lhe amedronta, mas a imagem mesma da tela em branco. Não posta, não comenta, não me chama de mulher. Ah…

Esclarecido isto, ao que importa.

***

Não precisa ter pudor de dizer: tem livro que é livro de mulher. Clarice Lispector é livro de mulher, Virginia Woolf (u-úlf, minha gente: uôlf é lobo em inglês) também. Aquela outra, Sylvia Plath, que se matou; a trêbada: Hilda Hilst; aquela que ainda é viva, a Marina Colasanti: tudo literatura de mulher. Mulherzinha mesmo. Sobremaneira. Já tive minha fase de gostar de Clarice Lispector – talvez um dos melhores sobrenomes já inventados – mas hoje só me restam os trabalhos da faculdade, A Hora da Estrela e Água Viva guardados nas prateleiras.

O que advogo, contudo, não é que literatura boa seja literatura de macho – existe isso?. Far from it: com esta discussão da feminilidade nas palavras literárias, quero apelar para o descapslockiamento da literatura; o deseruditamento dos romances. Literatura é a mesma coisa que política, religião e sexo: é conversa de bar, é pano pra manga. quem leu, leu; quem não leu, fala o que achou assim mesmo (Não li, não gostei. ANDRADE, Oswald). Conversa de universitário? Sim. Mas em blog pode, que é mídia alternativa.

Mais sobre isto depois.

Anúncios

2 Respostas to “Literatura de mulher.”

  1. ed Says:

    já vi uns críticos bestas (pleonasmo) a dizer que literatura de macho mesmo é Hemingway, e o resto é silêncio (a paráfrase de Shakespeare é minha).

    abraço, old friend.

  2. Caio Marinho Says:

    Tem aquela história que o Hemingway, uma vez, apostou com o Scott Fitzgerald pra ver quem tinha o maior membro de recreação.

    Mais macho que isso, só garapa de rapadura e palavrão.

    ***

    Da aposta, ninguém sabe quem ganhou. Mas que teve, teve.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: